CONVIDADOS

Natalie Rusk

MIT Media Lab

Natalie Rusk pesquisa e desenvolve iniciativas que permitem aos jovens criar projetos baseados em suas ideias e interesses. Ela é uma das criadoras do Scratch, que crianças em todo o mundo exploram para criar e compartilhar histórias, jogos e animações interativas. Ela é a fundadora da Computer Clubhouse, um programa de contraturno que oferece oportunidades de aprendizagem criativa para jovens de 100 centros comunitários em 20 países. Ela é a principal autora dos Cartões Scratch e editora de "Start Making: Um Guia para Engajar Jovens em Atividades de Maker". Natalie tem mestrado em Educação pela Harvard Graduate School of Education e Doutorado em Desenvolvimento Infantil pela Tufts University.

Jacy Edelman

Scratch Foundation

Jacy é a gerente de articulação da Fundação Scratch onde co-desenvolve programas, recursos e eventos que apoiam a aprendizagem criativa com Scratch. Ela já trabalhou em todos os níveis educacionais, desde o jardim da infância até o nível superior, apoiando o ensino construtivista e práticas de aprendizagem. Com experiência em standards-based making, artes criativas na aprendizagem e alfabetização visual/midiática, seu trabalho provê uma ponte de integração entre a computação criativa e a arte criativa. Ela se sente entusiasmada por poder conectar e apoiar o público do Scratch do mundo todo!

Verónica Belinda Estrada y Moscoso

Edukre@tivos 

Professora mexicana de educação pré-escolar, com graduação em educação básica e mestrado em educação em informática. Workshop e palestrante em eventos nacionais e internacionais. Ela escreveu em colaboração com a Dra. Yolanda Campos Campos, livros de informática para a pré-escola. Presidente da Sociedade Mexicana de Computação na Educação SOMECE (2010-2013). Coordenadora Geral do grupo Edukreativos. Coordenador do Scratch Day México. Membro da Maker Education Network. Coordenador do grupo LCL LATAM. Facilitador do curso MIT Learning Creative Learning.

Ollie Bray

The LEGO Foundation

Antes de se juntar ao LEGO Foundation em novembro de 2018, ele era diretor do Kingussie High School, na Escócia (www.kingussiehigh.org.uk ). Nesta função em 2018 ele liderou e formou uma equipe que transformou a Kingussie High de uma escola com  baixo rendimento em um Ambiente de Aprendizagem do Século 21. Esta transformação incluiu a reformulação do currículo, o desenvolvimento de uma cultura digital (incluindo um computador por aluno), um foco desavergonhado em parcerias e a criação de uma comunidade escolar engajada em pesquisa.  Em 2018, Kingussie High School superou a performance da escola de referência, bem como a média regional e nacional em todas as avaliações externas. 

Lucas Rocha

Fundação Lemann

Engenheiro de computação e pós-graduado em inteligência de mercado, lidera as iniciativas de inovação da Fundação Lemann. Aposta em uma educação mais mão-na-massa e colaborativa e na união entre pessoas e tecnologia para transformar a sociedade.

Edeli Machado Luglio Adalberto

São Bernardo do Campo-SP

Graduada em Pedagogia com habilitações em supervisão escolar, pós-graduada em EAD e Ensino da Matemática. Há dezenove anos atua como gestora de mídias educacionais na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (PAPP TEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologia e implantação de projetos de TI, Robótica Educacional e Aprendizagem Criativa. Pesquisadora na área de matemática pela UFABC no projeto Observatório de Práticas Educacionais (OBEDUC- CAPES)

Laísa Brandão

Centro Juvenil de Ciência e Cultura Barreiras-BA

Professora da rede estadual da Bahia há 18 anos, formada em Letras e especialista em Psicopedagogia e em Gestão Escolar. Na Secretaria de Educação da Bahia, além da sala de aula, já atuou com formação de professores e gestão de escola regular, sempre com um olhar voltado para os estudantes. Fotografia, Drummond e o Cerrado são suas paixões. Desde a implantação do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Barreiras, 2015, é diretora dessa escola pública, divertida, inovadora, mão-na-massa. No CJCC,  cria com a equipe pedagógica e coordena  oficinas e atividades com Aprendizagem Criativa, como Trilhas do Cerrado, Cozinha Criativa e Revirando Espelhos. Foi duas vezes finalista do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil (2018 e 2019), com projetos desenvolvidos na rede pública. Organizou Scratch Day em 2018 e 2019 (o último em praça pública), e FIC em 2019.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 by Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa | info@aprendizagemcriativa.org